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quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jimmie Durham

Jimmie Durham é um Cherokee, nascido em Arkansas em 1940. Ele é um artista visual, e também um ativista politcal para o American Indian Movement e ensaísta. No 's '60 e 70, dedicou seu tempo ao teatro e performances, e desde os anos 80 ele era vindo a criar objetos estranhos, assemblages e instalações que encontram a sua fonte principal de sua cultura indígena, que ele usa para desconstruir os estereótipos e preconceitos da cultura ocidental. Por esta razão, ele já foi reconhecido como um dos protagonistas do actual enquadramento internacional que tem a antropologia e os chamados "pós-colonialismo", como seus momentos de inspiração central. Ele tem participado em várias exposições internacionais, como a Documenta IX, em 1992, e os 50. Biennale di Venezia. Irônico e perspicaz, sua obra responde às sceptisicm da cultura ocidental de diferentes crenças e estilos de vida com a recuperação de materiais e encontrou formas: um tubo de plástico ou um pedaço de pau não é uma serpente, mas pode agir como um, como eles reanimar a situação eles são colocados dentro do homem é certamente uma parte da natureza que inclui tudo. No entanto, pós-modernamente, não poderia o artificialismo de certos materiais que são integrados em seus objetos, o flerte com o kitsch da idéia comum de que se tem dos indígenas e sua cultura, a história da forma de montagem, bem como a referência cruzada com a "primitivismo" da arte do século 20, são fundamentais para a ironia com que Durham olha para si também? E não transformar esta a perspectiva de cabeça para baixo em uma indicação para o futuro ao invés de uma busca impossível para as raízes que são muito enterrados pelo tempo? Para all'Arte Arte Durham criou uma escultura do Espírito do rio Elsa, com vários materiais e com uma técnica que evoca a tradição dos antigos santos esculpidos em madeira, semelhantes aos valores pré-históricos. O espírito, com o cabelo longo Gorgon, um grande martelo na mão, emerge de uma serpente longa "com um corpo feito de PVC industrial, que se destaca contra as águas do rio, e como o rio, fica progessively mais. O que é um espírito? O que é um rio?



Jimmie Durham Museu do Papel



O Museu não é apenas um local de conservação e apresentação de objetos históricos, documentos e imagens. Na verdade, a função principal é fornecer uma certa autoridade do conhecimento através das suas actividades internas, como a recolha, selecção, categorização, elaboração, apresentação e propagação de objetos, textos e imagens, etc Este processo é suposto para demonstrar a "autenticidade" dos materiais históricos. No entanto, é de nenhuma maneira um neutro. Em vez disso, ele representa, directa e indirectamente certas ideologias e as condições históricas e legitima a dominação dos poderes político e cultural.

artística Jimmie Durham trabalho intelectual e compromissos sistematicamente centrada no questionamento da hegemonia global do sistema ocidental moderna do conhecimento, ou a "ordem" autêntica das coisas. O museu representa tal hegemonia em perfeita forma, enquanto a maioria é geralmente considerado o espaço final para a consagração artística. Profundamente impressionado com a fábrica de papel abandonado em Colle Val d'Elsa, Durham decide transformá-la em um "Museu do Papel". Coleta de todos os tipos de papéis encontrados, que vão desde livros populares pedagógico para papéis de parede, a partir de restos de cartazes de-notas escritas a mão, a partir de obras de arte para o lixo, etc Durham montou uma totalmente "representação" caótico de papéis, a própria encarnação do "civilização". A mistura desses recados, por sua vez, subverte a ordem essencial do poder hegemônico da cultura moderna, personificada pelo próprio museu. Entretanto, essa crítica tem sido realizado em uma espécie de estética do dinamismo impulsionado pela ironia, humor, poesia e leveza.

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