sexta-feira, 11 de junho de 2010
A cidade do Homem Nu de Flávio de Carvalho
Uma tese curiosa
“Diário da noite”, de 1/ 7 / 1930
(Apresentada ao IV Congresso Pan-Americano de Arquitetura e Urbanismo)
“A Cidade do Homem Nu”, tese livre do Engenheiro Civil Sr, Flavio de Rezende Carvalho.
O Sr. Flavio de Rezende Carvalho, engenheiro civil e collaborador do”Diário da Noite”, apresentou no IV Congresso Pan-Americano de Arquitetura e Urbanismo a seguinte tese, intitulada “A cidade do homem nu”.
“O mundo caminha, progride. O estudo das legislações atuais nos leva a convicção de que as cidades futuras terão que abordar problemas opostos aos trazidos até hoje pelas concepções cristãs da família e da propriedade privada”.
Cumpre a nós, povos nascidos fora do peso das tradições seculares, estudar a habitação do homem nu, do homem futuro, sem deus, sem propriedade e sem patrimônio. No norte da Alemanha, como em diversas partes do mundo culto, a ligação livre é um fato.
A concepção do estado como único proprietário tende a se impor com a socialização dos filhos e da fortuna, sendo que, na conservadora Inglaterra, o imposto sobre a herança já atingiu a 40 por cento.
O homem perseguido pelo ciclo cristão, embrutecido pela filosofia escolástica, exausto com 1500 anos de monotonia recalcada, aparece ao nosso século como uma maquina usada, repetindo tragicamente os mesmos movimentos ensinados por Aristóteles. O ciclo cristão destaca sobre as outras religiões por ter dominado o homem mais civilizado. Mas este homem civilizado acorda para ver no ciclo cristão a destruição de si mesmo. As outras religiões são narcóticos idênticos. O burguês venera o passado e os acontecimentos do passado tal como o concebeu tradição decaída: ele repete o passado sem saber porque; ele aos poucos destrói o seu organismo, as possibilidades de progresso e mudança.
Nos dias de hoje, a fadiga é manifesta, o homem maquina do classicismo moldado pela repetição continua nos feitos seculares do cristianismo, não mais pode aturar a monotonia dessa rotina. Ele perecerá asfixiado na seleção lógica, pelo mais eficiente, pelo homem natural.
A fadiga o ataca, ele precisa despir-se, se apresentar nu, sem tabus escolásticos, livre para o raciocínio e o pensamento.
Apresentar sua alma para pesquisas; procurar a significação da vida.
Violentamente atacado de cristianismo, o progresso que cura será talvez lento, mas não impossível.
Perseguido pelos tabus da sociedade, ele limita a seus desejos, aperta o seu cérebro, impedindo o raciocínio de funcionar, dando preferência á repetição por encontrá-la feita; evitando a todo custo instante a mudança, transformação indispensável ao progresso.
Por que entravar o progresso com o velho mecanismo escolástico, por que venerar o passado, quando não conhecemos nenhum limite ao pensamento, por que abafar os nossos desejos, quando não conhecemos a natureza ultima desses desejos, não conhecemos sequer as conseqüências desses desejos?
O homem livre, despido dos tabus vencidos, produzirá coisas maravilhosas, a sua inteligência libertada criará novos ideais, isto é, novos tabus, o seu ‘ego’ selecionara automaticamente em grupos, procurando caracterizar em cada grupo uma serie de tendências.
Livre, ele sublimará seus desejos com saciedade, aparecendo logo novos desejos, apontando para novas tendências. . . Isto é mudando . . . progredindo.
Livre, ele se organizará automaticamente porque não encontrará nenhum impedimento social que proíba organizar – e poderá progredir.
Presentemente, ele labora lutando contra as suas tendências sem um objetivo em vista, sem saber porque ele luta, nem aonde vai. É um mecanismo de repetição não produtivo, é um mecanismo nefasto que procura destruir o que há de mais grandioso; procura destruir a sua possibilidade de melhorar, de progredir.
O homem se destrói a si mesmo, sem saber por que.
A visão de uma nova era se apresenta para a humanidade. Um novo momento atrai o homem: como progredir?
A sua índole repele o passado por que no passado nada viu senão a repetição dos dogmas inconvenientes. Ele deseja saltar fora do circulo, abandonar o movimento recorrente e destruidor de sua alma, procurar o mecanismo de pensamento que não entrave o seu desejo de penetrar no desconhecido.
Pesquisar a sua alma nua, conhecer a si próprio.
Mas, qual será esse mecanismo?
Em S. Paulo fundou-se, há alguns anos, a ideologia antropofágica, uma exaltação do homem biológico de Nietsche, isto é, a ressurreição do homem primitivo, livre dos tabus ocidentais, apresentação sem a cultura feroz da nefasta filosofia escolástica. O homem, como ele aparece na natureza, selvagem, com todos os seus desejos toda a sua curiosidade intacta e não reprimida. O homem que totêmica, o seu tabu, tirando dele o rendimento máximo. O homem que procura transformar o mundo não métrico no mundo métrico, criando novos tabus para novos rendimentos, incentivando o raciocínio em novas esferas. Esta idéia iniciada em São Paulo por Raul Bopp, Oswaldo Costa, Clovis Gusmão, Oswald de Andrade e outros, com ramificações no Rio e outros Estados, foi entusiasticamente recebida pelo filosofo Keyserling e o urbanista Le Corbusier que viram nela um mio de progredir: uma possível felicidade longínqua.
O homem antropofágico, quando despido de seus tabus assemelha-se no homem nu.
A cidade do homem nu será sem duvida uma habitação própria para o homem antropofágico. Lá ele poderá sublimar os seus desejos organizadamente. Lá, ele poderá sentir em si a renovação constante do espírito; o movimento da vida aparecera de um realismo estonteante e ele compreendera que viver é raciocinar velozmente e dominar os tabus pela compreensão.
A cidade americana não é mais a cidade-fortim da conquista. Ela será a cidade geográfica e climatérica, a cidade do homem nu, do homem com o raciocínio livre e eminentemente antropófago.
A cidade antropofágica satisfaz o homem nu porque ela suprime os tabus do matrimonio, e da propriedade, ela pertence a toda coletividade, ela é um imenso monolito funcionando homogeneamente, um gigantesco motor em movimento, transformando a energia das idéias em necessidades para o individuo, realizando o desejo coletivo produzindo felicidade, isto é, á compreensão da vida ou movimento.
A cidade do homem nu será toda ela a casa do homem. O homem encontrará na sua casa imensa, as suas necessidades organizadas, arquivadas em locais apropriados, permitindo o acesso fácil e em imediato. Ele não perderá energia inutilmente como nosso homem de hoje. A sua fadiga será a mínima, o seu rendimento espantoso surpreendera a ele próprio, ele encontrará na sua vida uma nova felicidade, a felicidade da eficiência; um novo orgulho, o de ter conquistado a sua alma, o orgulho da compreensão da sua existência e do desejo de mudar sempre.
A cidade organizada formará um único monolito com aspecto uniforme. O aspecto será função das necessidades do homem.
Ela simbolizará pelas suas formas, pelas suas cores, o mecanismo da alma do homem nu.
A cidade será a imagem matemática do homem livre, o homem que repeliu a angustia do dogma escolástico, do homem que libertou o seu raciocínio de uma decrepitude indesejável.
As necessidades do homem serão concêntricas por ser a disposição concêntrica mais igualmente acessível a todos. Elas serão localizadas em círculos concêntricos. O bem estar geral da cidade, a magnitude da eficiência da vida da cidade depende da posição relativa dessas zonas.
Uma zona inconvenientemente locada, em relação ao centro, poderá trazer sérios distúrbios no equilíbrio orgânico das cidades, perturbando o seu processo.
As nossas cidades de hoje são verdadeiros pandemônios e vivem em constante desequilíbrio.
O homem de hoje gasta as suas energias inutilmente devido ao organismo doentio da cidade. A cidade cansa o homem, destruindo a sua energia vital.
O homem da cidade de hoje não aproveita a sua capacidade de produção, não pode aproveitar, porque o organismo burguês desorganizado tudo faz para aniquilar no homem o gosto pela vida, o entusiasmo de produzir coisas, o desejo de mudar.
A cidade do homem nu será a metrópole da oportunidade, um centro de sublimação natural dos desejos do homem, um centro de reanimação de desejos exaustos; um grande centro de produção de vida orgânica, de seleção e distribuição desta vida em formas de energia útil ao homem. Um grande centro de pesquisas para descobrir as coisas do universo e, da vida, para conhecer a alma do homem, torná-la métrica e utilizá-la no bem-estar da cidade.
A cidade do homem nu é dominada pelo centro de pesquisas, é esta a única autoridade constituída; ele seleciona e distribui, de acordo com o critério cientifico, ele domina e ordena todas as energias da metrópole, ele é o deus mutável, o deus em movimento continuo, o deus símbolo do desejo maravilhoso de penetrar no desconhecido.
O centro de pesquisas em forma de um anel externo e concêntrico com os outros anéis. Ele é o primeiro anel da cidade,
O centro de ensino de orientação do homem é um anel anexo ao centro de pesquisas. O centro de gestação, máquina imensa onde a vida estudada, catalogada, se encontra isolada por um parque do centro de pesquisas.
Devido ás magníficas condições higiênicas das cidades, o centro hospitalar é pequeno e faz parte do centro de pesquisas.
A erótica ocupada na vida do homem nu uma posição de destaque. O homem nu selecionará ele mesmo as suas formas de erótica; nenhuma restrição exigirá dele este ou aquele sacrifício; a sua energia cerebral será suficiente para controlar e selecionar os seus desejos.
A zona erótica é realmente um imenso laboratório onde se agitam os mais diversos desejos, onde o homem nu pode encontrar a sua alma antiga, pode projetar a sua energia solta em qualquer sentido, sem repressão: onde ele realiza desejos, descobre novos desejos, impõe a si mesmo uma seleção rigorosa e eficiente, forma o seu novo ‘ego’, orienta o seu libido e destrói o ilógico, aproximando-se assim do deus símbolo, sublime angustia do desconhecido da mutação do não métrico.
A religião tem o seu lugar adequadamente localizado na zona erótica. A administração se encontra no núcleo central da cidade assim como a locomoção que é toda subterrânea e se irradia desse núcleo.
A habitação está localizada num grande anel central próximo a administração.
***
A cidade do homem nu é a habitação do pensamento, o homem produz idéias que são orientadas e aproveitadas na melhoria da raça e no caminhar do progresso.
É uma grande máquina de idéias para calcular o meio de progredir sempre, calcular um processo de constante renovação mental.
Os núcleos industriais e produtivos estão situados fora da grande máquina de calcular. A cidade do homem nu é um motor gastador de idéias que orienta e dirige o país movimentando a industria e a agricultura, preparando o homem para ser feliz.
O continente americano, pela sua privilegiada situação histórica, está mais apto que qualquer outro a contemplar o problema do homem nu.
O continente americano não herdou do passado o recalque trágico da filosofia escolástica, ele possui elementos próprios para criar uma civilização nua; um novo mecanismo despido dos tabus da velha Europa, uma renovação cientifica e estética que o colocará na vanguarda da organização humana.
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Convido os representantes da América a retirarem as suas mascaras de civilizados e pôr á mostra as suas tendências antropófagas, que foram reprimidas pela conquista colonial, ma que hoje seriam o nosso orgulho de homens sinceros, de caminhar sem deus para uma solução lógica do problema da vida da cidade, do problema da eficiência da vida.”
Flávio de Carvalho
Referências bibliográficas
BEHR, Shulamith. Expressionismo, São Paulo: Cosac & Naify edições, 2001, 2ªed.
DAHER, Luiz Carlos. Flávio de Carvalho: Arquitetura e expressionismo, São Paulo:
Projeto 1982.
OSORIO, Luiz Camilo. Flávio de Carvalho, São Paulo: Cosac & Naify edições, 2000.
Espaços da arte brasileira.
BIOGRAFIA
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