Entre as muitas participações de Artur Zmijewski em exposições recentes destacam-se aquelas na Bienal de Istambul (2009), na Documenta 12, em Kassel (2007), na Bienal de Arte Contemporânea de Moscou (2007) e no Pavilhão da Polônia na Bienal de Veneza (2005). Em 2010, ganhou o prestigioso Ordway Prize, concedido anualmente pelo Creative Link for the Arts e pelo New Museum, em Nova York. Artur Zmijewski é também artista convidado da 29ª Bienal de São Paulo, a ser realizada entre setembro e dezembro de 2010. A exposição na Galeria Vicente do Rego Monteiro será a primeira mostra individual do artista na América do Sul.
Na exposição estarão agrupados três dos mais conhecidos vídeos de Artur Zmijewski, nos quais dirige seu olhar inquiridor para incômodas questões políticas e históricas. No mais antigo deles, Game of Tag, o artista exibe um grupo de homens e mulheres de idades variadas jogando uma espécie de ‘jogo de pegar’. Eles estão despidos e confinados no interior de espaços claustrofóbicos. É a informação fornecida ao final do vídeo que retrospectivamente transforma imagens de diversão, erotismo latente e gradual desconforto dos jogadores em lembranças de crimes e traumas.
A memória individual e coletiva é também questão central em 80064. Nesse vídeo, Artur Zmijewski tenta persuadir um antigo prisioneiro de campo de concentração nazista durante a 2ª Grande Guerra a ‘renovar’ o número de identificação que traz desde então tatuado no braço, marca inescapável de humilhações e violências sofridas. Após hesitação e nítido incômodo com a situação, o antigo prisioneiro, agora com 92 anos, termina por ceder à insistência e à pressão do artista, e tem a tatuagem que atesta o seu passado, reavivada. Do mesmo modo que, décadas antes, teve que ceder e se submeter ao completo domínio do outro para sobreviver como prisioneiro de guerra.
Em Them, mais recente dos três vídeos da mostra, Artur Zmijewski documenta uma série de workshops de pintura que organizou reunindo grupos de diferentes estratos ideológicos da Polônia contemporânea: cristãos, judeus, jovens socialistas e nacionalistas poloneses. O artista solicita que cada grupo crie imagens que correspondam, simbolicamente, aos valores que partilham entre si, para em seguida pedir que interfiram nas pinturas feitas pelos outros. Ao passar do tempo, essas interações geram crescente tensão e violência entre os participantes dos vários grupos, a ponto de não mais ser possível prosseguir na explicitação de suas diferenças.
Assim como nos demais vídeos apresentados, também em Them não fica claro qual o papel de Zmijewsi em relação aos que participam diretamente de seus trabalhos: se o de um mero organizador de vontades autônomas que neles se expressam ou se o de um frio manipulador que faz com que os participantes tão somente justifiquem uma narrativa que ao artista interessa criar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxPYJReYOSSAJn1amQjmMxVr09Q6FMuWYkMAepq-0N4CSqROufw9SCymkh5BwI-rOMa6RvCrirI-46D85zuLmxMYDpwgGE-BxJ_jtva3s_IuRFtYVFXQfOH_Dn3da26fR9oIzDBroa70g/s320/Zmijewski_game_of_tag2.jpg)
Game of Tag
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6Xsfb1W3L9sdfTjSME6lztU0jTy0gtC404EJP1JAs3BtfQnyphC0E3okClzIYBPW9yXKKosEBN6n8EU1Wr9CoHZj2nOMQ6SsaiYseXHzp4eIouQSA4bC5bHJ0PmQcJ0lMtcPoMIXcJY0/s320/artwork_images_138114_272664_artur-zmijewski.jpg)
80064
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgg1PTdVqL9BLCWGTAQUQ6DJxOErnFKaRI4Fx_JUle9MAB3yfZExcIa0vRRGINitHK1ietFmxFG3yFhQKSYjbWDHc_WYHJ9ipSvMVMQLAqflnpJlBAGR9o6zEXWePIYIIHvPgALgNdaUOQ/s320/Zmijewski_08.jpg)
Them
Site bem completo com fotos das obras
http://www.culture.pl/en/culture/artykuly/os_zmijewski_artur
Nenhum comentário:
Postar um comentário