Deimantas Narkevicius
O dinamismo da memória
Deimantas Narkevicius nasceu em 1964 na Lituânia, e vive e trabalha em Vilnius. Ele trabalha em cinema e vídeo, tendo uma visão subjetiva e contemporânea da história. Ganhou reconhecimento ao mais alto nível no cenário artístico internacional e representou seu país na 49 ª Bienal de Veneza em 2001. Tem um histórico sólido de exposições em todo o mundo e realizou exposições individuais na França, Bélgica, Lituânia e na Kunsverein Munchner.
Deimantas Narkevicius, nasceu em 1964 em Utena, Lituânia e vive e trabalha em Vilnius. Ele se formou na Academia de Arte de Vilnius como escultor e passou um ano em Londres, em 1992/93. Em seu retorno à Lituânia ele estava preocupado com os objetos do local específico, mas um forte interesse na narrativa levou-o para gravar entrevistas e conversas com os artistas. Esse processo evoluiu para uma exploração de estruturas narrativas diferentes através do cinema e vídeo, o trabalho para o qual Narkevicius agora é mais conhecido.
Narkevicius é um dos mais consistentes e amplamente reconhecidos artistas da Lituânia sobre a cena artística internacional. Representou o seu país na 49 ª Bienal de Veneza em 2001 e apresenta na 50 ª Bienal de Veneza em 2003 "Utopia Station" com curadoria de Molly Nesbit, Hans Ulrich e Obrist.
Desde 1992, ele exibiu extensivamente em todo o mundo em exposições coletivas em muitos locais importantes de arte contemporânea e eventos. Ele mostrou na Manifesta II no Luxemburgo em 1998 e já expôs em Londres, Paris, em Bruxelas, Vilnius, Manchester, Dublin, Viena, em Bruxelas, Helsínquia, Estocolmo, Zurique Roterdão, Melbourne e muitas outras cidades. mostra Solo incluem "verdadeiro ou fictício, na FRAC Pays de la Loire, na França em 2003 e" Deimantas Narkevicius Project 'no Kunstverein Munchner, Munique em 2002.
Narkevicius descritos os temas e as origens da sua obra na 49 ª Bienal de Veneza:
"Apesar de meu negócio trabalha com temas contemporâneos, os problemas subjacentes geralmente vão para trás um longo tempo. Iniciei meu trabalho como artista, num período de mudança dinâmica para a minha sociedade. O estresse ea neurose causada por todo o dinamismo desviado desta sociedade, tanto a reflexão histórica e preocupações futuras. A orientação "ideológica" que dominou durante décadas foi - entre outras coisas - uma tentativa de criar uma sociedade para além da história. A nova situação política nos re-inserido no circuito de rotação da história, o que inevitavelmente requer uma visão. Mas como nós começamos a trabalhar sobre essa visão para nós, coisas que ressurgiu do passado, fenómenos que haviam sido escondidas sob a superfície da ideologia. Levam-nos desconhecido, território, indesejadas desagradáveis, atrapalhando a nossa visão do futuro. "
Cinema de trabalhos apresentados em Veneza em 2001 foram 'Legend Coming True "(1999, 68 min.), A história de um sobrevivente mulher rememorando o gueto judeu em Vilnius durante a Segunda Guerra Mundial e" Energia na Lituânia (2000, 17 min. ), um estudo documental de uma usina de energia elétrica projetado como uma encarnação do otimismo da era moderna. Narkevicius também fez "Feast - Calamity" a instalação de um site específico que se transformou em um detalhe arquitetônico light 'pós-escultura ". O artista declarou: "O trabalho ocorre em forma de luz e escuridão intercâmbio. Esses dois extremos qualitativa não marcar uma dimensão metafísica. Eles indicam, pelo contrário, a reação fisiológica humana para as mudanças na iluminação, assim como a fonte tecnológica para os raios de luz.
Em uma entrevista com Hans Ulrich Obrist, em 2002, Narkevicius falou da ligação que vê entre a escultura e os seus filmes. "Eu acho que meu filme é uma espécie de extensão da minha escultura. Para Manifesta II, fiz uma instalação com filmes. Estes filmes lidam com o espaço. Os projetores eram igualmente importantes. Em termos de pintura e escultura, "Energia Lituânia é uma imagem contínua como uma pintura .... Quando eu estava fazendo o filme que eu estava pensando nisso como um documentário, mas as ligações com a pintura muito emergiram durante o processo de edição. Obrist perguntado sobre seu processo de fazer um filme. "É, provavelmente, como fazer uma escultura, embora não no sentido de modelagem de objetos. Pelo contrário, é uma questão de escolher uma área em que você está indo para o trabalho. É mais como uma escultura de um local específico. Dentro desta área, que se define, vou começar a procurar uma determinada estrutura. Devido à especificidade do meio, há sempre coisas que deixo acontecer de maneiras inesperadas dentro dos objetos filmados e as pessoas, as superfícies inesperado.
Kunstverein em Munique em 2002 Deimantas Narkevicius curadoria da exposição de seu próprio trabalho. Maria Lind crítico escreveu, "Há algo sobre a maneira intransigente Deimantas Narkevicius" de colocar o indivíduo e sua história no centro das coisas. No entanto, não é nem uma questão de um culto pessoal, nem o individualismo neo-liberal. Ele está interessado em pessoas com vidas normais, apesar de viverem em uma sociedade a mudar, e em fé e, muitas vezes existencial experiências pessoais. "Mostrou" His-história "(1998) 'Legend Coming True", "Energia Lituânia ( 2000), "Europa 54 ° 54 '- 25 ° 19''(1997) e um novo trabalho," Kaimeitis (compatriotas).
"Deimantas Narkevicius usa a história recente da Lituânia, a fim de questionar como é possível ser criativo e adoptar uma posição de vanguarda em um contexto que faz com que a criatividade pessoal e atividade pioneira em geral difícil. '(Maria Lind)
FONTE: baseado em "Dar Voz artigo dar corpo 'para Kunstverein Munique, Maria Lind e uma entrevista com Hans Ulrich Obrist com Deimantas Narkevicius em www.undo.net
Autor: Judith Staines
culturebase@visitingarts.org.uk
Exposições colectivas (seleccionadas)
Exposição / Instalação,
2005
Entre 2005 Petites Composições amis, seqüência 2, a agência gb, Paris 2005 vives Mémoires / Schwindel Gefühle, com curadoria de Aurélie Voltz, Plattform, Berlim 2005 Delicious, Sint-Truiden, Bélgica, 2005 Black Market mundos, o 9 do Báltico Trienal Internacional de Arte, CAC , Vilnius Museu Contemporâneo, Riga, ICA, Londres 2005 Bienal de Praga, o Museu Nacional da República Checa, Praga. 2005 A Insurreição invisível de um, Sala Rekalde, Bilbao, Espanha Milhão 2005 Video, Aluguer de espaço e de fluxo, New York, E.U.A. 2005 não interromper suas atividades, o Royal College of Art Galleries, em Londres, Reino Unido de 2004 e outra vez, Stedelijk Museum , Amsterdam. 2004 Instant Europa, Villa Manin Centro d'Arte Contemporanea, Udine, Itália 2004 O futuro não é o que costumava ser, für Kunst Galerie Zeitgenössische, Leipzig. 2004 Bienal de Busan, Busan, na Coréia. 2004 Brainstorming, Topographie de la morale, Centro d ¹ Art Contemporain, Vassivière. Concentre-se em 2004 D. Narkevicius, Rotterdam International Film Festival 33. Filmes de 2004 por Anna & Klamroth Narkevicius Deimantas, Dundee Arte Contemporânea, Dundee. 2004 Utopia Posters Station, DasTAT / Depot Bockenheimer, em Frankfurt. 2004 O papel de uma vida, Festival de Vídeo Em segundo lugar, Kunstverein Muenchen, München. 2003 agora?, Sonhando um mundo melhor em seis partes, BAK, Basis Voor Actuele Kunst, Utrecht. 2003 Cartazes Utopia Station, Haus der Kunst de Munique,; Museum in Progress, de Viena. Links 2003, a agência gb, Paris. 2003 Estação Utopia, 50ème Bienal de Venise, Veneza. 2003 Déplacements, ARC, Musée d ¹ Art Moderne de la Ville de Paris, Paris. 2.003 aquisições Nouvelles, Musée d ¹ Art Moderne de la Ville de Paris, Paris. 2003 Bareikis / Narkevicius, Zacheta National Gallery, Varsovie. 2003 Abertura show, Die Brücke, Kölnischer Kuntverein, Colónia. A exposição Cinema 2003, Festival Internacional de Cinema, Rotterdam. 2002 Zeit der Die Aufgabe, Kunstverein, Munster. 2002 Museum in Progress, Galleria Continua, San Gimignano. 2002 Nuits Blanches, triagem, imagem qu'une Plus, Paris. 2002 desvios, triagem, Frac Basse-Normandie, Caen. 2002 Balticum Mare, Museu Nacional da Dinamarca, Copenhague. 2002 A Trienal 8 Báltico, do Centro Internacional de Arte da Atração, Tipografia Velha, Vilnius. 2002 Plataforma de Encontros, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 2002 O Baltic Times, im Gallerie Taxipalais, Innsbruck 2002 Parc Huma, una Exposició criatures de globals, Instituto de Cultura Palau de la Virreina, Barcelona. 2002 O que é o cinema, 31 Festival Internacional de Rotterdam. 2001 Ausgeträumt ..., Secession, em Viena. Mundial 2001 Wonder, Helmhaus Kleines, Zurique 2001, a Europa Oh, The Instituut Foto Holanda, Rotterdam. 2001 Affinités Narrativas, agência gb, Paris. Egzotika 2001, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 2000 Innocent Life, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 2000 Perspectivas Inverse, EDSIK, em Estocolmo. 2000 Re: Songlines, peles Halle Kunst, Lüneburg. 2000 Estação Central, Galeria Milch, em Londres. 1999, após o Wall, Moderna Museet, em Estocolmo. 1999 lituana Arte 1989-1999: dez anos, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1999: Sinais de Vida, Melbourne Bienal Internacional, em Melbourne. 1999 e Londres perto de outros lugares, Galeria dos fotógrafos. Utopia 1998, Chateau de Beaumanoir, Leslay. Manifesta 1998 2, Européenne Biennale d ¹ Art Contemporain, no Luxemburgo. 1998 lugares frescos, 7ème Trienal de Arte Contemporânea do Báltico, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1997 Ground Control, Beaconsfield, em Londres. Invasion 1997, Bienal Internacional de Saaremaa, Kuressare, Saaremaa. 1.997 notas de rodapé, o Museu Municipal, Reykjavik. Focus 1997: Vilnius, Trudelhaus Galerie im, Baden. 1996 para a sobrevivência, experiência, sentimento ¹, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1996 tempo pessoal, Arte da Estónia, Letónia e Lituânia 1945-1996, Zacheta A Galeria de Arte Contemporânea de Varsóvia, Hall de Exposições, São Petersburgo. Subordinação 1996, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1995 Objetos Compulsivo, Rubicon Gallery, Dublin. 1995 Arte na Lituânia, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1995 mundanos Language, Ville de Vilnius. Artest Palazzo 1995, Kunsthalle, Liestal. 1.994 não-recorrentes, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1994 pão e sal, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius / Colégio de Artes de Edimburgo (1995) / Cornerhouse, Manchester (1996). 1993 A confiança Studio Delfina: Exposição de Verão, em Londres. 1993 entre a escultura e objeto em Lithuanan, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius. 1993 Demônios Bom, Galeria de Fotos, Kaunas. 1992 Forma Anthropologica, Salão de Arte Tallinn, Tallinn. 1992 Balticum Mare, Centro de Arte nórdicos, Helsinki. 1992 A confiança Studio Delfina: Exposição de Inverno, em Londres. Desconhecido da Europa 1991, Hall de Exposições TPSP, Krakov.
EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
Exposição / Instalação,
2005
2006 gb agência, em Paris. França 2005 Quando, no século XX, a Academia das Artes, em Berlim, Alemanha 2005 Residência DAAD em Berlim, Alemanha 2004 duas esculturas, CAC, Centro de Arte Contemporânea, Vilnius, Lituânia 2004 Exibição do filme, a Tate Modern, em Londres, Reino Unido 2004 Foksal Gallery, Varsovie Centro de Arte 2004 Deimantas Screenings Narkevicius, Roseum Contemporânea, Malmö, Suécia 2004 Legend Coming True, Museu de Arte e História Judaica, Paris, França 2004 Galerie der Stadt Schwaz Tirol, 2003, "O papel de um ¹ Vida, Arte e lugares sagrados, St. , Peters Church, Brighton 2003 "verdadeiro ou fictício» Déplacements FRAC des Pays de la Loire, França 2003 "¹, Deimantas ARC Musée d ¹ Art Moderne de la Ville de Paris, Paris 2002" Narkevicius Project ', Munchner Kunstverein, Munique 2002 Galerie e: Agência gb, Paris 2001 Galerie Jan Mot, em Bruxelas 2001 lituana Pavilion, 49 ª Bienal de Veneza, Venice filme de 2001 Um dia e vídeo seleções, Moderna Museet, em Estocolmo 2000 '8 x 16 x 35, Centro Contemporâneo, Vilnius 1994 »Realidade não-forçados, Akademija Gallery, Vilnius
COBRANÇA
Cinema / TV, 2003 - Moderna Museet, em Estocolmo, Suécia - Museu Nacional de Arte Contemporânea, Oslo, Noruega - Paris Fonds National d'Art Contemporain, FNAC, França - Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris, Paris, França - Frac Pays de la Loire , Carquefou, França
Filme funciona
Cinema / TV, 2003 "O papel de um" Lifetime, vídeo Betacam SP transferido para DVD, 16 min. 2003 "Scena", filme de 16 milímetros transferido para vídeo, 10 min. 2002 "Kaimietis (Countryman), filme 16 milímetros transferido para vídeo, 19 min. 2000 "Energia na Lituânia", filme super 8 milímetros transferido para vídeo, 17 min. 1999 'Legend Coming True', filme super 8 milímetros transferido para vídeo, 68 min. 1998 "Sua história ', dois filmes: um em 35mm, 7 min. e outra em 16mm, 30 s. 1997 "Europa 54 54'-25 19'', 16 milímetros filme, 9 min.
Méritos
1993 Residência, Delfina Studios, em Londres
Projetos
O artista participou do projeto seguinte (s) organizada / financiados pelas instituições parceiras culturebas e.net.
http://www.youtube.com/watch?v=tgpyEY47pMM
http://www.youtube.com/watch?v=cPHlJVh_WXw&feature=related
Nenhum comentário:
Postar um comentário