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quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dora García

Dora García


Contrariamente à ideia de que a arte é destinada ao público em geral, Dora García (Valladolid, 1965) está interessado em o que atrai a atenção de cada indivíduo, portanto, optar por formas radicalmente conceitual, acessível e elegante, e singularmente para projetar mensagens codificadas ou sobrepondo narrativas para a realidade de uma forma que uma relação específica com cada um dos espectadores possam surgir. 
 



García usa o espaço de exposição como uma plataforma para investigar a relação entre o visitante, a arte e o lugar. Para este fim, ela muitas vezes recorre a participação e desempenho. Através de alterações mínimas, o espaço de exposição é convertida em uma experiência diferente para cada visitante que deixa com suas percepções alteradas, ou pelo menos com um grau de ceticismo e dúvida. O stand-up comediante Lenny Bruce, uma das personalidades mais fascinantes e trágicos da década de sessenta revolucionário, visitou Sydney, em 6 de setembro de 1962. Ele foi capaz de entregar apenas o desempenho de um onesentence: depois de saudar o público com as palavras: "Que merda público maravilhoso!", Ele foi preso em razão da obscenidade. Richard Neville, um jovem australiano que se tornou o guru da contracultura, em Londres, vi esse desempenho breve e, entendendo a importância da posição de Bruce na revolução geracional que estava prestes a começar, tentou organizar uma nova representação da Universidade de New South Wales . As autoridades australianas não permitiria Bruce executar e ele foi convidado a deixar o país, para nunca mais voltar. García já imaginou o desempenho que nunca ocorreu e, para a Bienal de Sydney de 2008, "permite" Lenny Bruce finalmente falar em Sydney.

No Museu de Arte Contemporânea:
Na distopia imaginado pela ficção científica Ray Bradbury é história "Fahrenheit 451", os livros foram queimados e seus conteúdos permanecem apenas nas mentes dos membros de uma resistência subterrânea - revolucionários que aprendem os seus conteúdos pelo coração. Escrito nos primeiros anos da Guerra Fria, o romance é uma crítica indireta que Bradbury viu como uma crescente e disfuncional sociedade americana. Na obra de Dora García, ela imprimiu o livro em sentido inverso, como um espelho de si mesmo. Sua 'invertido' livros perguntar-nos a considerar as questões de participação e acesso de leitura e reflexão sobre um mundo invertido, onde as formas de resistência cultural pode ser realmente necessário. What A Wonderful Fucking Audiência (2008) é um segundo projeto de García no MCA - uma série de apresentações na forma de visitas guiadas à exposição.




Um comentário:

  1. Me parece que o grupo "educadores da bienal" não fala o Português como primeira língua ou traduziu este texto com o Google translator e não se deu o trabalho de revisá-lo. Que tipo de educadores são vocês? E o que esperar desta Bienal?

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