Páginas

quinta-feira, 24 de junho de 2010

APICHATPONG WEERASETHAKUL


Apichatpong Weerasethakul, (Bangkok, 1970) é um realizador (diretor de cinema) do cinema independente tailandês. Criado em Khon Kaen, no nordeste da Tailândia, é licenciado em arquitetura pela Universidade de Khon Kaen e obteve um mestrado em Belas Artes na School of the Art Institute de Chicago. Em 1999 fundou Kick the Machine, uma companhia que se dedica ao fomento do cinema experimental e independente.

O seu filme Lung Boonmee raluek chat (em inglês Uncle Boonmee Who Can Recall His Past Lives, que quer dizer O Tio Boonmee, que Recorda as Suas Vidas Passadas) foi galardoado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes de 2010[1].

Além de se acostumar com o nome quase impronunciável do diretor, o público que quiser se familiarizar com os filmes do tailandês precisa saber que não encontrará neles o mesmo padrão estético e narrativo confortável que se vê em Hollywood - o que não significa, claro, que seus longas sejam inferiores ao cinemão a que estamos acostumados.

"O que tento fazer é apresentar um tipo diferente de cinema, que força os limites, que desafia as plateias a pensar nas possibilidades que o cinema é capaz de trazer", disse o diretor em entrevista coletiva logo após a entrega da Palma de Ouro em Cannes.

"Sinto que aqui, nos Estados Unidos, na Tailândia e até no Cambódia estamos rendidos a uma monocultura que obedece a uma mesma lógica de narrativa e impede uma minoria cultural de expressar o seu próprio modo de fazer as coisas. Vejo o cinema como um dos componentes que pode forçar o entendimento dessas diferenças na cultura", concluiu.

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/05/apichatpong-weerasethakul-propoe-um-cinema-sem-limites.html

wikipedia.org/wiki/Apichatpong_Weerasethakul

http://www.youtube.com/watch?v=zIK3ctC1DP0

Um comentário:

  1. Oi td bem? Também tenho um poste sobre a bienal dêem uma olhada, por favor http://t.co/Eo8d1MJ

    ResponderExcluir