Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Artur Zmijewski

Artur Zmijewski nasceu em 1966 em Varsóvia, Polônia, onde vive. Estudou escultura na Academia de Belas Artes de Varsóvia entre 1990 e 1995, mas logo se destacou por seus cáusticos vídeos, nos quais torna visíveis situações e fatos que os consensos sociais transformam em tabu. Em diversos trabalhos feitos no início de sua trajetória expôs, com calculada crueza, a vida de pessoas com deficiências físicas crônicas ou com doenças incuráveis, concedendo voz e imagem àqueles cuja presença pública causa inequívoco desconforto aos supostamente sãos. Em outra série articulada de vídeos, investigou e exibiu os cotidianos banais de trabalhadores comuns, desprovidos de qualquer apelo que justifique, na hierarquia de valores que organiza o corpo social contemporâneo, olhar tão cuidadoso e atento. Em um terceiro conjunto de vídeos – dos quais os apresentados nesta expsosição fazem parte –, o artista discute, por meio das densas narrativas que constrói, contextos políticos e históricos permeados por conflitos abertos ou por velados antagonismos. Não importa qual seja o assunto que lide, contudo, sua obra reveste-se sempre de ambiguidade moral: seja em relação àqueles que participam de seus vídeos, seja em relação ao público que os assiste.

Entre as muitas participações de Artur Zmijewski em exposições recentes destacam-se aquelas na Bienal de Istambul (2009), na Documenta 12, em Kassel (2007), na Bienal de Arte Contemporânea de Moscou (2007) e no Pavilhão da Polônia na Bienal de Veneza (2005). Em 2010, ganhou o prestigioso Ordway Prize, concedido anualmente pelo Creative Link for the Arts e pelo New Museum, em Nova York. Artur Zmijewski é também artista convidado da 29ª Bienal de São Paulo, a ser realizada entre setembro e dezembro de 2010. A exposição na Galeria Vicente do Rego Monteiro será a primeira mostra individual do artista na América do Sul.

Na exposição estarão agrupados três dos mais conhecidos vídeos de Artur Zmijewski, nos quais dirige seu olhar inquiridor para incômodas questões políticas e históricas. No mais antigo deles, Game of Tag, o artista exibe um grupo de homens e mulheres de idades variadas jogando uma espécie de ‘jogo de pegar’. Eles estão despidos e confinados no interior de espaços claustrofóbicos. É a informação fornecida ao final do vídeo que retrospectivamente transforma imagens de diversão, erotismo latente e gradual desconforto dos jogadores em lembranças de crimes e traumas.

A memória individual e coletiva é também questão central em 80064. Nesse vídeo, Artur Zmijewski tenta persuadir um antigo prisioneiro de campo de concentração nazista durante a 2ª Grande Guerra a ‘renovar’ o número de identificação que traz desde então tatuado no braço, marca inescapável de humilhações e violências sofridas. Após hesitação e nítido incômodo com a situação, o antigo prisioneiro, agora com 92 anos, termina por ceder à insistência e à pressão do artista, e tem a tatuagem que atesta o seu passado, reavivada. Do mesmo modo que, décadas antes, teve que ceder e se submeter ao completo domínio do outro para sobreviver como prisioneiro de guerra.

Em Them, mais recente dos três vídeos da mostra, Artur Zmijewski documenta uma série de workshops de pintura que organizou reunindo grupos de diferentes estratos ideológicos da Polônia contemporânea: cristãos, judeus, jovens socialistas e nacionalistas poloneses. O artista solicita que cada grupo crie imagens que correspondam, simbolicamente, aos valores que partilham entre si, para em seguida pedir que interfiram nas pinturas feitas pelos outros. Ao passar do tempo, essas interações geram crescente tensão e violência entre os participantes dos vários grupos, a ponto de não mais ser possível prosseguir na explicitação de suas diferenças.

Assim como nos demais vídeos apresentados, também em Them não fica claro qual o papel de Zmijewsi em relação aos que participam diretamente de seus trabalhos: se o de um mero organizador de vontades autônomas que neles se expressam ou se o de um frio manipulador que faz com que os participantes tão somente justifiquem uma narrativa que ao artista interessa criar.


Game of Tag















80064














Them













Site bem completo com fotos das obras
http://www.culture.pl/en/culture/artykuly/os_zmijewski_artur

Nenhum comentário:

Postar um comentário