Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jacobo Borges

Jacobo Borges (nascido em 28 de novembro de 1931 em Caracas , Venezuela ) é um contemporâneo, figurativo artista latino-americano neo. Sua curiosidade para explorar diferentes mídias fez dele um pintor, desenhista, diretor, cenógrafo e artista plástico. Conhecido por seu estilo sempre em evolução, existe um princípio constante que une o seu trabalho: "a busca pela criação de um espaço algures entre sonho e realidade, onde tudo aconteceu, acontece e pode acontecer." [1] Sua abordagem teórica e único, a técnica inovadora elogiado em todo o mundo. Teve exposições individuais em França , Alemanha , Áustria , México , Colômbia , Brasil , Inglaterra e Estados Unidos . Hoje, ele é considerado um dos artista mais realizado da América Latina . [2] Sua obra inclui um corpo rico de pintura, um filme dirigido em 1969, e um livro The Great Mountain e sua época, publicado em 1979. [1] Em 1982, uma biografia por Dore Ashton, chamado Jacobo Borges, foi publicado em Inglês e Espanhol. Jacobo Borges reside em Nova York e Caracas, Venezuela. Ele tem uma esposa, Diana, e três filhos, uma filha chamada Ximena e dois filhos, um chamado Ezequiel e Emiliano outros.




Biografia

Primeiros trabalhos

No início de sua carreira, Jacobo Borges estudou arte na Escola de Artes Plásticas y Aplicadas (Escola de Belas Artes), em Caracas 1949-1951. Sua formação foi curto ao vivo, como ele se rebelou contra o estilo acadêmico de ensino e consequentemente foi expulso antes da graduação. [3] Esta foi a sua última e primeira tentativa de um ensino oficial, porém não o impediu de prosseguir a sua carreira. Nesse mesmo ano, Borges começou a trabalhar no Taller Libre de Arte (Art Workshop gratuito), em Caracas, onde expôs sua primeira pintura. No ano seguinte, 1952, Borges viajou a Paris na bolsa o dinheiro que ele recebeu de Metro-Goldwyn-Mayer empresa. Em Paris, começou a experimentar com cores brilhantes, ousadas e formas planas que resultou na pintura de Pesca (1956). Este trabalho exemplifica o estilo 'Borges durante a primeira década de sua carreira - com forte influência do fauvismo e cubismo movimentos. O uso de uma diversidade de cores vibrantes e palato é uma reminiscência do fovismo, enquanto sua composição fragmentada e uso de formas geométricas se encaixa no cubista prática tradicional. [1] A influência cubista pode ser atribuída a dois anos, Borges passou na Escuela de Artes Plásticas y Aplicadas, onde a tónica foi fortemente colocada no estudo Cézanne e do movimento cubista. [4] Vivendo em Paris na época em que pintou Pesca, Borges recusou-se a experimentar com diferentes "arte" tendências que eram populares no Europeu modernismo . Em vez disso, ele ficou conectado com suas raízes Latina e produziu um trabalho que era "uma reminiscência da América Latina indigenistas, que defendia o uso de temas e motivos da cultura indígena." [2] Borges foi, portanto, muitas vezes considerado um pintor naïf entre seus pares. [1] Seus primeiros trabalhos ainda não tinham um estilo muito diferente do qual ele é conhecido hoje.

Neofiguration

Ao retornar à Venezuela em 1956, Borges começou a desenvolver um estilo mais neofigurative. Esta foi uma mudança brusca do movimento Abstraction prevalentes que tendem a simplificar e generalizar o conteúdo. Neofiguration evoluiu em resposta ao abstracionismo, retornando aos elementos subjetivos do expressionismo e da utilização de forma figurativa. [5] Para Borges esta era uma mudança de estilo necessárias a fim de expressar seu descontentamento com as condições sociais e políticos de seu país.

Após dez anos do regime ditatorial de Marcos Pérez Jiménez , em 1958, Rómulo Betancourt , o líder do Partido da Ação Democrática , recuperou o poder como o presidente da Venezuela. Embora algumas de suas políticas de apoio as reformas sociais, ele também rejeitou completamente a castristas, o que irritou a ala esquerda. Por outro lado, a classe burguesa que compunham a ala direita totalmente contra qualquer mudança social. [6] Este período da reforma política tinha abastecido e inspirou muitos dos "Borges obras produzidas durante o início para meados dos anos 1960, que se alinhou com a esquerda . Sua arte politicamente carregada foi incentivada pelo El Techo de la Ballena (O telhado da baleia) do movimento, fundado em 1961. Este era um grupo de romancistas, poetas e artistas, entre eles, Jacobo Borges, que se formou em resposta ao deslocamento da Venezuela do poder. Através de seu manifesto, Stripes no telhado, e várias exposições de arte, o grupo demonstrou o seu descontentamento com o novo governo que ainda estava ajudando a burguesia. [7]

Durante seu período inicial neofigurative, Borges apresenta figuras humanas em suas pinturas que representavam a classe alta, a burguesia , políticas ou militares, e as prostitutas. Os números foram muito distorcidos através do uso de empastamento pesados em camadas com pinceladas rápidas e ásperas. Esta técnica ecoaram as características do artista mexicano José Luis Cuevas eo Argentinan Otra Figuración movimento ", juntamente com suas fontes de De Kooning , Bacon , Goya , Rembrandt , Posada , Orozco , o CoBrA artistas como Emil Nolde e James Ensor ". [6], pinturas produzidas durante este período passou a ser a sua notoriedade funciona mais. Baseado na coroação de Napoleão por Jacques-Louis David , Borges elaborou uma série de desenhos e pinturas, personagens de a coroação de Napoleão, que fez uma paródia da classe burguesa, transformando a cena da coroação formal em uma "paródia" com figuras deformadas. [ 5]

Multimedia

Um dos principais pontos de viragem na carreira de Borges aconteceu quando ele fez uma pausa de cinco anos de pintura (1966-1971) para explorar os meios de comunicação audio-visual. Seu interesse em expressar a sua preocupação social e política levou-o a dirigir um projecto multimédia Imagen de Caracas (Imagem de Caracas). Esta foi uma colaboração entre atores, escritores, cineastas e músicos que todos os lados sobre as questões das injustiças políticas e sociais na Venezuela e queria expor ao público, o povo de Caracas, a história de 400 anos de desigualdade social e política que prevaleceu em sua cidade. A produção foi um grande espetáculo que levou dois anos (1966-1968) para ser concluído. Situado em um acre (4.000 m2) de terra, o projeto utilizou oito projetor 35 milímetros, cinco projetores de slide quarenta, oito telões (cada sessenta e cinco metros de largura e trinta e três metros de altura) e quarenta e seis alto-falantes. A idéia era envolver o espectador no desempenho, torná-lo parte dele na esperança de que através desta interação o público vai se tornar ciente das injustiças sociais que ainda prevalecia no "democrática" Venezuela. [8] No entanto, logo após a sua abertura do governo forçou a imagem da produção de Caracas a fechar suas portas, talvez devido a sua projeção negativa da autoridade. [6]

Em 1969, Borges dirigiu um minuto e trinta e cinco filme preto e branco 22 de maio. [1] Nos últimos anos, embora seu principal meio é a pintura, Borges ainda utiliza a multimídia em suas exposições. Em Julho de 1996 Borges realizou um show solo em Salzburg , na Áustria , que foi baseado na história da Arca de Noé , em que Borges intensificou sua apresentação de inundação através da utilização de peças de multimídia. [2]

Últimos trabalhos

O tempo gasto longe de pintura e investido na exploração de multimédia tinha afetado profundamente Borges. Após seu retorno às telas em 1971, ele adquiriu um estilo distinto que muito refletiu a influência de sua experiência com cinema e fotografia. Daquele ponto em diante, o trabalho de Borges ficou preocupado com a criação e descrevendo "quadros deslocando para criar um sentido de mudança de tempo", ao invés de suas ideologias políticas. Seu trabalho não retrata abertamente seu descontentamento com as questões políticas e sociais, em vez disso ele se interessou em produzir imagens que tratavam de temas tradicionais e culturais, como a primeira comunhão e noivados. Sua inspiração e temas para as telas surgiu a partir de fotografias antigas que ele tinha recolhido. Borges usado as imagens das fotografias transformando-as em pinturas. [6], o seu interesse em "retratar a passagem do tempo ea persistência da memória" o levou a desenvolver um estilo que se tornou associado exclusivamente com ele. [3] Borges começou a usar em profundidade suas imagens através da criação de planos focais, seletivamente embaçamento figuras em suas pinturas, enquanto sharpening outros. Esta indefinição efeito focal foi intensificada pelo uso de verniz em vez de empastamento pesados, criando obras que sonho evocado como o estado. [6] Pinturas como Waiting for ... (1972) e Nymphenburg (1974) exemplificam a técnica recém-desenvolvida. Ao mesmo tempo, "trabalhar Borges começou a mostrar as influências dos velhos mestres, como Velásquez e Goya . A composição ea colocação das figuras na pintura era mais premeditado, compare ao seu período neofiguration cedo. Novio El (o noivo) (1975) com a sua construção vertical da sala, e Nymphenburg com seus valores situados tanto espelho do trabalho de Velázquez, Las Meninas (1656).

Na maioria dos trabalhos recentes, Borges é continuamente atraído para retratar imagens de água e ramos de árvores a criação de uma pintura de qualidade meditativa.

Em 1995, o governo da Venezuela nomeou um museu após Jacobo Borges. O Jacobo Borges Museu é uma instituição pública financiada localizado em Catia, um subúrbio de Caracas, Venezuela. Situado num dos bairros mais pobres, a missão do museu é expor os moradores para a importância das artes. Várias classes de arte são oferecidos à comunidade na esperança de que a arte vai ajudar a melhorar suas vidas. Borges para, é um triunfo pessoal, pois é Catia sua terra natal e ele superou a pobreza, prosseguindo a carreira nas artes. O museu exibe trabalhos dos artistas internacionais, bem como o local.



Eu resolvo uma parte das coisas e, em seguida, sugerir-se outras partes. Eu trabalho com a minha consciência paralelo ao meu subconsciente em que tenho grande confiança. Eu simplesmente deixá-lo sair. Imagens de broto, porque eu tenho-os por dentro, não porque eu sou o raciocínio. Há uma necessidade, um desejo fora do controle, como quando estou pintando e obter uma sensação de que algo pertence. Sinto-me em contacto com a natureza, transfigurando este mistério, porque a arte é a transfiguração. O ideal seria que a arte se da natureza, uma vez mais, primário, primitivo, nascido de novo. Eu faço coisas que não planeja, simplesmente acontece. Minha arte é um diálogo entre mim e do mundo. Eu trabalho como um arqueólogo, sempre cobrindo até então, a limpeza. Eu preciso de camadas, os buracos, eu monte coisas, então eu comecei a apagar. Eu começar e concluir os diálogos com o meu trabalho que mudam de um momento para o outro. Às vezes eu tenho uma discussão, não há relacionamento agradável e fácil de longo curso para mim. De repente, eu começo a discutir com a pintura, sentir raiva, destruí-lo, em seguida, iniciar novamente o diálogo com o que eu destruídos. Pinturas surgir como a aurora, a luz muda, desvanece-se e modifica. Na verdade, a pintura é muitas pinturas e total habita dentro de mim. Eu me sinto enterrado, escondido, inexistente imagens, coisas que não podemos ver mais nada. Há um quadro em que trabalhei por três anos, era de um cantor. Uma noite em Nova York, pouco antes de um show, meu filho Emiliano acordou e me viu trabalhando, me disse que eu era louco, e voltou a dormir. Naquela noite, o cantor tornou-se uma mulher de natação, em seguida, um homem de natação.

Jacobo Borges

Nascido em Caracas em 28 de novembro de 1931. Sua infância e adolescência em bairros populares e Cemitério Catia. Ainda adolescente, trabalhando como artista gráfico e artista comercial antes de entrar formalmente na Escola de Artes Visuais e Artes Aplicadas, em Caracas, onde ele permaneceu por um curto período de tempo, porque o grupo está a exigir reformas no ensino da instituição, de 1949-1950. Expôs os seus primeiros trabalhos no Atelier Livre de Arte, 1951. Ganhar o primeiro prémio no concurso de pintura organizado por jovens jornal El l Nacionalidade, a Embaixada da França e da Metro Goldwyn Mayer, que consiste em uma viagem a Paris. Conseguiu ficar na cidade quatro anos, e exibido no Salão de Jovem Pintura, Museu de Arte Moderna de Paris. Em seu retorno a Caracas mostra seu trabalho na galeria de Lauro e MBA, 1956. Desde então, o nome ea obra de Jacobo Borges foram entrincheirados em nível nacional e internacional confrontos plástico. Entre 1960 e 1963 recebe o Prémio Arturo Michelena, 1960 National Design Award 1961 prêmios Puebla de Bolívar e Antonio Esteban Frias, 1962 e Prémio Nacional de Pintura, de 1963, todos obtidos por ir ao Salão Oficial de Arte Venezuelano. Pára de pintar, por um período de quatro anos, em 1966, dedicada ao estudo e experimentação de novos meios de comunicação visual: cinema e multimédia. Em 1982, o crítico americano Dore Ashton livro publicado Jacobo Borges. Sua primeira exposição individual em Nova York, tem lugar na Galeria do CDS em 1983 ea segunda em 1985 na mesma sala. John Simon Guggenheim Foundation concedeu-lhe uma bolsa de estudos em 1985, morando em Nova York um ano depois. Como um tributo à cidade para o artista, abre no Parque del Oeste de Caracas Jacobo Borges museu com uma exposição retrospectiva: "O ser humano em Jacobo Borges e pintura da Venezuela" em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário