Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Jeremy Deller

Jeremy Deller


Jeremy Deller (1966) é um Inglês conceptual , vídeo e instalação do artista . Ele é um Turner Prize vencedor.

Vida e obra

Jeremy Deller nasceu em Londres , educado em Dulwich College , Courtauld Institute of Art University de Londres e fez seu mestrado em História da Arte na Universidade de Sussex .

Deller é mais conhecido por sua batalha de Orgreave (2001), uma recriação do real Batalha de Orgreave que ocorreu durante a "greve dos mineiros britânicos em 1984.

Em 1995, Deller exibido na EASTinternational que foi selecionado por Marian Goodman e Giuseppe Penone . Ele foi convidado para selecionar EASTinternational em 2006, com Dirk Snauwaert. [1]

Em 1997, Deller embarcou em Acid Brass , uma colaboração musical com a Williams Fairey Brass Band de Stockport . O projeto baseou-se na fusão da música tradicional de uma banda de metais com acid house e techno de Detroit .

Para a abertura da Manifesta 5, a Bienal Europeia de Arte Contemporânea Deller arte itinerante organizada uma parada Social (2004) pelas ruas da cidade de Donostia-San Sebastian . Elaboração de quadros de sociedades alternativas locais e grupos de apoio, para participar. [2]

Deller foi o vencedor do prémio Turner em 2004. Seu show na Tate Britain incluído documentação sobre Batalha de Orgreave e uma instalação Memory Bucket (2003), um documentário sobre Crawford, Texas - a cidade natal de George W. Bush - eo cerco nas proximidades de Waco .

Em 2006, ele foi envolvido em uma exposição itinerante de arte popular contemporânea britânica, em colaboração com Alan Kane. No final de 2006, ele promoveu a Bat House Project, um concurso de arquitectura aberta ao público para uma casa de morcegos nos arredores de Londres.

Muito do trabalho de Deller é colaborativa. Sua obra tem um aspecto político forte, os assuntos tratados e também a desvalorização do ego artístico através da participação de outras pessoas no processo criativo. Folk Archive é um tour de "de arte" as pessoas, fora da instituição de arte contemporânea. Muito de seu trabalho é efêmera por natureza e evitar a mercantilização.

Em 2007, Deller foi nomeado um administrador da Galeria Tate [3] . Em 2009, Deller e criou uma única Mancunian Procissão livre pelo centro da cidade ao longo Deansgate, uma co-comissão entre Manchester International Festival e Cornerhouse . Procissão irá trabalhar com diversos grupos de pessoas provenientes de 10 bairros de Manchester, teve lugar no domingo 5 de Julho, às 14:00.

Em 2008, 'The Posters Came das paredes " , um documentário co-dirigido com Nick Abrahams sobre Depeche Mode ao redor do mundo estreou fãs no London Film Festival, e seguido por sessões do festival em todo o mundo.



Deller no brasil!( reportagem do estadão)

Para esta primeira rodada de palestras - até o início da 29ª Bienal no Ibirapuera, em 21 de setembro, o Arena vai abrigar encontros mensais com artistas abertos ao público e workshops para grupos selecionados -, o inglês Jeremy Deller, que também vai participar da mostra e esteve por uma semana em São Paulo, fez anteontem à noite uma apresentação de sua trajetória. Nascido em 1966 em Londres e vencedor do prêmio Turner de 2004 com vídeo em que reencenou uma violenta briga de 1984 entre a polícia e grevistas ingleses, Deller, cuja formação é o estudo de pinturas do século 17, cria obras de um caráter político (tratando, por exemplo, da Guerra do Iraque e de questões trabalhistas da Inglaterra) que não é panfletário, mas explora os interstícios de eventos do cotidiano.

Deller já fez festival de música, desfile de rua e, como afirmou ao Estado, pretende fazer um novo trabalho para a 29ª Bienal que pode ser "ao redor da cidade". "Mas ainda é cedo para saber", completa. Sua intenção é realizar uma obra a partir de fotografia em preto e branco de 1973 que flagra a visita de Adrian, profissional de luta livre caracterizado como um transexual, "da época do glam rock", que, ex-minerador, vai à mina onde trabalhava para ser fotografado (e afirmado) ao lado de seu pai, minerador. "Quando vi o projeto da 29ª Bienal e vi a questão do indivíduo e a arte, achei que caía bem fazer algo sobre a história de Adrian, um homem criativo", disse Deller. Já era um projeto antigo do artista entrevistar o lutador, hoje com 63 anos. Amilcar Packer, nascido no Chile, mas que vive no Brasil desde 1982, fechou a programação fazendo uma apresentação-debate sobre a relação corpo e espaço e preconceito, usando como mote as muralhas de vidro que tomam a metrópole. Packer é artista residente da 29ª Bienal e fará pesquisas no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário