Páginas

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Fiona Tan

1966, Pekan Baru (Indonésia), vive e trabalha em Amsterdã (Holanda).
Apresentações anteriores incluem exposições individuais e coletivas no New Museum (Nova York), Tate Modern (Londres), Documenta 11 (Kassel), Trienal de Yokohama (Japão), e da Bienal de Istambul (Turquia).
Fiona Tan é reconhecida internacionalmente por seus filmes, vídeos e fotografias, e foi aclamada por sua participação no Pavilhão holandês da Bienal de Veneza 2009.

Embora muito do trabalho anterior de Tan centrou-se na utilização de achados de imagens de arquivo , os seus projetos recentes envolvem a utilização de atores e locações. As obras residem em seu interesse de longa data na imagem documentária, tanto pessoal como pública, e o papel da memória e do esquecimento na construção da identidade. Estas idéias estão representadas em obras que variam em tamanho e meios de comunicação, a partir de fotografias e desenhos emoldurados para monitorar as instalações em escala digital e teatral das projeções.

Retrato é o tema central no estilo do trabalho de Tan, embora estenda suas definições tradicionais trabalhando mais com a imagem em movimento do que a fotografia única.


Disorient, 2009. Imagens do filme.


A Lapse of Memory, 2007. Imagens do vídeo.


Rise and fall, 2009. Imagens do vídeo [em 2 canais].

Fontes
Fiona Tan no Sherman Contemporary ArtFoundation (inglês)
Fiona Tan in Sydney (theartblog - inglês)
Fiona Tan na Vancouver Art Gallery

Nenhum comentário:

Postar um comentário