Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Efrain Almeida

Efrain nasceu em 1964, na cidade de Boa Viagem, Ceará, onde morou até a adolescência. 

No início dos anos oitenta seguiu com a família para o Rio de Janeiro, onde desde então vive e trabalha. Iniciou sua carreira de artista plástico em 1987, participando do XI Salão Carioca de Arte, no Rio de Janeiro.

Nunca abandonou as influências visuais que marcaram sua infância, como entalhes dos artesãos populares, apesar de todas as referências da arte universal que aprendeu nos cursos de pintura e escultura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e nas inúmeras viagens pelo Brasil e por outros países, com diferentes culturas.

É clara a influência religiosa, recebida durante a infância em Boa Viagem, e também do imaginário popular nordestino, temas presentes em seus trabalhos, que se misturam com insinuações eróticas, nas quais o corpo, ou parte dele, está sempre presente, resultando numa mistura delicadamente perversa em muitos dos seus trabalhos.

A maior parte de sua obra toma partido por uma escala pequena: pequenas esculturas de madeira e objetos produzidos em tecido e aquarelas também de tamanhos reduzidos.

Efrain Almeida costuma conversar sobre seu trabalho com Moacir dos Anjos, curador da 29a Bienal de São Paulo.

Acredita que o que diferencia sua arte da arte de outros artistas é o fato de lidar com frequência sobre a questão da autobiografia.


Leia mais! (Ou não...) - http://supergiba.blogspot.com/2009/01/efrain-almeida-em-18-respostas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário