Páginas

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Nancy Spero

Nancy Spero nasceu em 24 de agosto de 1926 em Cleveland, Ohio, e viveu em Nova York, onde morreu em 18 de outubro de 2009.

Se formou no Instituto de Arte de Chicago em 1949 e passou a estudar pintura em Paris. Durante 1959 e 1964, teve suas primeiras grandes mostras individuais em Paris, que incluíam a série agora conhecida como 'pinturas negras', onde explora os protestos socio e políticos e a violência contra as mulheres.

Como artista e ativista, sua carreira teve cerca de 50 anos. É reconhecido seu envolvimento com preocupações contemporâneas voltadas para política, social e cultural.

Em suas obras, narrava as guerras e violências, protesto contra a Guerra do Vietnã, o movimento dos Direitos Civis e, nas últimas quatro décadas de sua carreira, o movimento das mulheres, representando as mulheres da pré-história até o presente.

A arte de Spero representa as mulheres em muitas formas, mas sempre a partir da base da organização política, e com a necessidade de se passar a figura feminina fora do "olhar masculino" - a criação da arte de uma mulher para uma mulher.

O trabalho de Spero é destaque em muitas galerias, incluindo Whitney Museum, Jewish Museum, e Studio Museum em Harlem, além do NYC MOMA. 

Leia mais! (Ou não...) - http://www.nwhp.org/whm/spero_bio.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário